Aeronaves norte-americanas que participarão de treinamento de guerra pousam em Campo Grande

Serão simulados cenário de guerra não convencional, para treinar militares em situações de ordem e paz mundial, e ajuda humanitária

Boeing C-17 Globemaster III, da Força Aérea dos Estados Unidos, pousou em Campo Grande na tarde deste sábado (21).

Além de militares dos Estados Unidos, a aeronave, considerada uma das maiores do mundo, carregava também um helicóptero Sikorsky UH-60.

A forças serão usadas em treinamento de guerra da Força Aérea Brasileira (FAB), que já está em andamento em Mato Grosso do Sul.

Iniciada no dia 16 de agosto, a segunda fase do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021 simula possíveis missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo é treinar militares para situações de ordem e paz mundial em compromissos internacionais, defesa patrimonial e de ajuda humanitária.

De acordo com a FAB, serão simulados cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares, e não entre dois estados constituídos.

Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras.

As atividades operacionais ocorrerão até o dia 3 de setembro. Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento na capital sul-mato-grossense.

As aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas da Fab, que estão sendo empregadas na Operação, são:

Caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano; helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk; aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, E-99, R-99 e C-98 Caravan.

A primeira fase do Excon Tápio ocorreu no ano passado, entre 10 e 13 de agosto, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Novo Progresso (PA), na região conhecida como Serra do Cachimbo.

O Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto  ressalta que a operação é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição.

“Também nos capacita para a pronta-resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”.

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.