Animais vítimas de maus-tratos serão castrados de forma gratuita em Campo Grande

A ação ocorrerá nesta quarta-feira em frente à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista

O Castramóvel, centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses que realiza procedimentos em animais em bairros em que há uma população mais economicamente vulnerável, realiza nesta quarta-feira (25) mais uma ação.

A atividade será em frente à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) para a castração de animais que foram apreendidos após terem sido vítimas de maus-tratos.

Ao todo, 22 animais serão castrados no local.

O Castramóvel realizou no mês passado a mesma ação, com o intuito de proporcionar condições de vida melhores aos animais, por meio do manejo populacional de forma consciente.

Com a castração, eles não correm riscos de infecções sexualmente transmissíveis e as chances de desenvolver uma doença grave, principalmente entre as fêmeas, também é reduzido.

O Castramóvel é um serviço itinerante que tem como prioridade regiões consideradas de maior vulnerabilidade e alta incidência de animais em situação de rua, com objetivo de contribuir com o controle de zoonoses e também populacional dos animais.

São realizadas 20 castrações por fim de semana.

O levantamento sobre a quantidade animais em situação de rua é realizado com apoio dos agentes comunitários de saúde e baseado nos dados do serviço de assistência social.

São atendidos apenas cães, machos e fêmeas, com mais de seis meses de idade.  Atualmente a população canina é de cerca de 160 mil animais na Capital.

Os procedimentos seguem todos os critérios previstos em resolução do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS).

A castração de gatos continua sendo feita no CCZ, através de agendamento prévio online, que é aberto todo dia 20 de cada mês pelo site https://castracao.campogrande.ms.gov.br/.

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.