Após longa estiagem, meteorologia alerta para risco de tempestades em MS

Há previsão de pancadas de chuva, com ventos intensos e possibilidade de granizo

Após um longo período de estiagem, Mato Grosso do Sul, que já registrou chuvas em algumas regiões, está sob alerta de tempestade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta com grau de severidade de perigo potencial para temporais.

O alerta é válido para esta quinta e sexta-feira (27) em 56 municípios do Estado, incluindo Campo Grande.

Conforme o aviso meteorológico, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos.

Segundo os meteorologistas, a região sudoeste e parte do sul da região pantaneira, que sofrem com queimadas, também receberão a aguardada chuva.

Devido à água que irá cair nas regiões, a umidade relativa do ar começa a aumentar e melhorar as condições climáticas. Durante a tarde, a umidade deverá ficar entre 40 a 60%.

Já para as demais regiões do estado, a meteorologia indica que a umidade ainda vai permanecer baixa, na casa dos 20%.

As condições climáticas proporcionam uma leve queda nas temperaturas.

A primeira região que terá chuva no estado, sudoeste, será a mais influenciada, com mínimas de 14°C e máximas de 20°C.

Campo Grande também tem ligeira queda de temperaturas. No aniversário da capital, a máxima não vai passar dos 28°C.

Corumbá, região que vem sendo atingida com grandes incêndios, terá mínima de 18°C e máxima de 26°C.

Pantanal 

Com a falta de chuvas, o risco de incêndio é maior durante esse período. O fogo que vem queimando o Pantanal de forma mais intensa há pelo menos.

O município de Corumbá, um dos mais castigados pelos incêndios florestais no Brasil, está coberto por fumaça e fuligem, originadas principalmente de uma queimada na região do Paraguai Mirim. A expectativa é que as pancadas de chuva possam ajudar a reduzir as áreas com reincidência de queimadas, situação melhore com as chuvas previstas para a região.

Com o impacto do fogo no Meio Ambiente, o Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou na segunda-feira (23) que repassará R$ 8,6 milhões para Mato Grosso do Sul empenhar no combate às queimadas.

O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) suspendeu todas as autorizações de queimada controlada no Estado desde 30 de junho até 30 de outubro, conforme a Portaria nº 925, de 29 de junho.

Inverno

A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.

O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.

Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Inscrições para o programa de auxílio financeiro “MS Cultura Cidadã” começam nesta segunda-feira

Através das inscrições os profissionais terão acesso ao auxílio financeiro de R$ 1.800   A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.