Home / Destaques / Após longo período de estiagem, chuva volta a cair nesta semana e frio chega dia 18

Após longo período de estiagem, chuva volta a cair nesta semana e frio chega dia 18

Tempo começa sem grandes mudanças, com umidade abaixo de 20%, mas muda a partir de sexta

Tempo seco predomina pelo menos até quinta-feira – Foto: Bruno Henrique

Após um longo período de estiagem, de quase um mês, a chuva volta a cair no fim desta semana em Mato Grosso do Sul.

De acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não chove em Campo Grande desde o dia 15 de julho.

A semana começa sem grandes mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul, com calor e baixa umidade, devido a um bloqueio atmosférico.

Conforme o Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo (Cemtec), de segunda até quinta-feira (13), os dias terão grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas mais baixas durante a noite e amanhecer, com elevação ao longo do dia.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta devido ao tempo seco, com umidade abaixo de 20%, índice considerado estado de alerta e prejudicial à saúde em todo o Estado.

Calor deve ser intenso, com máxima prevista de 39°C durante a semana, e sensação térmica acima de 40°C.

Em Campo Grande, temperaturas oscilam entre 18°C e 36°C.

Ainda segundo o alerta do Inmet, o tempo extremamente seco e o calorão traz também risco de incêndios florestais.

Orientação é umidificar ambientes, beber bastante líquidos, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Mudança

A partir de sexta-feira (14), as condições de tempo começarão a mudar, com formação de áreas de instabilidade e previsão de chuvas para municípios das regiões do Pantanal, sudoeste, sul e centro, sendo mais fortes no sul.

Entre os dias 15 e 21 de agosto, chuvas devem se espalhar pelo Estado e ser de maior intensidade, com acumulados altos para o período e possibilidade de temporais, com chuvas intensas, ventos fortes e queda de raios.

A mudança é devido ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico e formação de cavados e um sistema de baixa pressão.

O calorão deve ser amenizado na próxima semana, quando uma frente fria chega ao Mato Grosso do Sul e derruba temperaturas, entre os dias 18 e 23 de agosto. Mínima prevista para o período é de 10°C e máxima de 27°C.

 

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Escolas estaduais terão aulas presenciais e remotas no ano letivo de 2021

Protocolo de biossegurança foi anunciado para as atividades presenciais O Governo de Mato Grosso do ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.