Campo Grande segue com a aplicação da 2º dose de Astrazeneca nesta segunda-feira

Grávidas e puérperas também poderão receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19

Não haverá vacinação contra a Covid-19 neste domingo na Capital – Foto: Gerson Oliveira

 

Nesta segunda-feira (24), a vacinação contra Covid-19 será retomada para aplicação da segunda dose da AstraZeneca para quem tomou a primeira dose do imunizante até o dia 24 de março.

Além deste grupo, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, poderão receber a primeira dose da vacina contra Covid-19. A imunização de grávidas e puérperas acontece somente no Centro de Vacinação Seleta, localizado na Rua Dolor Ferreira, 270.

A aplicação da segunda dose da Astrazeneca acontece somente à tarde em onze unidades de saúde.

Conforme a Secretária Sesau, Campo Grande não teve vacinação contra a Covid-19 neste domingo (23) para que o município fizesse a contagem das doses remanescentes.

A Sesau destaca que apenas a pessoa que tem direito a imunização, conforme o calendário, deve comparecer ao local, para evitar aglomerações. Caso seja preciso acompanhante, escolha apenas um da família para ser o responsável.

A aplicação da segunda dose da Coronavac está paralisada e ainda não há previsão de retorno.

LOCAIS

O atendimento para grávidas e puérperas acontece no Centro de Vacinação Seleta, localizado na Rua Dolor Ferreira, 270 de 7h30 às 17h. A recomendação é para que as gestantes tenham autorização médica para que possam se vacinar.

A aplicação da segunda dose da AstraZeneca acontece somente à tarde em onze unidades de saúde.

Além de todas as unidades de Saúde, das 13h às 16h45min. Confira:

  • REGIAO DO LAGOA
    USF Coophavila
    UBS Buriti

 

  • REGIÃO DO SEGREDO
    UBS Coronel Antonino

 

  • REGIÃO DO PROSA
    USF Nova Bahia
    USF Noroeste

 

  • REGIÃO DO BANDEIRA
    UBS Universitário
    USF Moreninha

 

  • REGIÃO DO ANHANDUIZINHO
    UBS Jockey Club
    USF Los Angeles

 

  • REGIÃO DO IMBIRUSSU
    UBS Silvia Regina
    UBS Lar do Trabalhador

NOVAS DOSES

Com a expectativa pela chegada de mais doses da vacina, o Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explicou que não recebeu nenhum sinal do Ministério da Saúde sobre quantas doses deve receber na próxima remessa ou previsão de entrega.

“Sabemos que temos um lote para receber da Fiocruz, mas não tivemos nenhuma informação sobre quantitativo e data. Seguimos aguardando para imunizar o maior número de pessoas possíveis e imunizar a população, mas não temos nenhuma previsão”, apontou Resende.

Em Campo Grande, quase 17 mil pessoas ainda aguardam a segunda dose da CoronaVac, que paralisou a aplicação do imunizante após o estoque acabar.

De acordo com a Sesau, o último lote recebido pela Capital, contabilizava 27 mil doses e foi destinado às pessoas que receberam a primeira vacina até o dia 5 de abril, contudo, não foi suficiente para zerar a fila de espera.

Resende esclareceu que doses destinadas para D2 da CoronaVac foram aplicadas como D1 na Capital, por isso houve a falta de doses necessárias do imunizante.

“Tivemos uma ansiedade de se aplicar a vacina para a população e o quantitativo que recebemos não foi suficiente para zerar todas as doses atrasadas de D2. Campo Grande aplicou doses da CoronaVac como D1, por isso tivemos a falta D2”, destacou.

O secretário explicou que para solucionar a fila de espera, doses serão remanejadas de outros municípios que já fizeram a aplicação da D2.

“Tivemos uma população flutuante, mas estamos tentando resolver essa questão, já realizamos diversas reuniões. Vamos contemplar Campo Grande com as doses que podemos remanejar de outros municípios que já fizeram a aplicação da D2 para resolver essa situação”.

CADASTRO 

A Sesau reforça que o cadastro prévio facilita e agiliza o processo de vacinação e deve ser realizado pelo sistema de identificação, no site vacina.campogrande.ms.gov.br.

É necessário preencher um questionário com dados pessoais e um documento oficial com foto para ambos.

No caso de profissionais de saúde, anexar um comprovante de vínculo que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite.

Importante ressaltar que o cadastro não é um agendamento, somente auxílio o processo de vacinação para evitar aglomerações.

Passo a passo

1- Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br e clique em “+identificar”;

2-Selecione o campo em que se enquadra e clique em “Continuar”, repita até ter terminado de informar todos os dados;

3- Antes de finalizar a identificação, será necessário enviar documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informará através desse sistema a data e o local de vacinação de quem se identificou. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios.

Tira dúvidas

A Sesau disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.

 

 

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.