Ação na Praça Ary Coelho foi marcada por panfletagem, agendamento de exames, corte de cabelo e aulão de ginástica

Durante ação os participantes deram abraço em alusão a campanha Outubro Rosa (Foto: Marcos Maluf)

Com cerca de 10 mortes de mulheres por mês, causadas por câncer de mama e de colo de útero, a mobilização do Outubro Rosa na manhã desta terça-feira (25), na Praça Ary Coelho, alertou a população para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. A ação de conscientização foi marcada por panfletagem, agendamento de exames, corte de cabelo e aulão de ginástica.

Segundo dados da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), no primeiro semestre deste ano 61 mulheres morrem de câncer em Campo Grande. O câncer de mama é o que mais causa morte na Capital. A secretária contabilizou 46 casos de câncer de mama e 15 de colo de útero. Em 2018, segundo o levantamento, 129 mulheres morreram vítimas da doença.

Durante a ação, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), destacou a importância da prevenção. “É fundamental. Estamos em 2019 com tantos serviços gratuitos e ainda estamos perdendo pessoas para essa enfermidade”, afirmou. “Quanto mais cedo o diagnóstico maior a chance de cura. Estamos aqui para chamar atenção das pessoas”.

A subsecretária de Políticas para Mulher, Carla Stephanini, apontou que o intuito é informar a população sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama. “Estamos trabalhando com informação e reforçando a importância da prevenção, porque quando descoberto no início as chances de cura são maiores e nesses casos podemos falar que a doença tem cura”, disse.

A vendedora, Juliana Alves Vieira, de 35 anos, estava passando pela Praça quando viu a mobilização e parou para participar. “É muito importante ações como essas. A gente que é mulher sabe dessa importância”, disse. Ela ainda contou que não deixa de se prevenir. “Eu faço a mamográfica a cada seis meses por que sei que é fundamental”, completa.

 

fonte: campograndenews
https://www.folhadoms.com/wp-content/uploads/2019/10/Com-10-mortes-de-mulheres-por-mês-ação-alerta-para-prevenção-do-câncer.jpghttps://www.folhadoms.com/wp-content/uploads/2019/10/Com-10-mortes-de-mulheres-por-mês-ação-alerta-para-prevenção-do-câncer-100x75.jpgfolhadoms.comDestaquesSaúdeAção na Praça Ary Coelho foi marcada por panfletagem, agendamento de exames, corte de cabelo e aulão de ginástica Com cerca de 10 mortes de mulheres por mês, causadas por câncer de mama e de colo de útero, a mobilização do Outubro Rosa na manhã desta terça-feira (25), na Praça...Portal de Noticias Folha do MS