Com estoque abaixo da média, Hemosul funciona durante o dia todo neste sábado

Queda de doações se agravaram durante a pandemia e devido ao tempo de seca na Capital

 

Neste sábado (21), o Hemosul Coordenador abrir durante o período integral, das 7h às 17h, para relatar os estoques estratégicos que tiveram uma queda diminuiu.

Para doar sangue, é preciso responder um formulário com as perguntas a respeito de seu quadro de saúde. Após preenchimento do papel, o paciente passa por triagem com médico.

O Hemosul estará aberto todo sábado, durante o mês de agosto, para incentivar a doação de sangue em tempos de seca, período em que a coleta cai acentuadamente.

“Pedimos o apoio de toda a população do Estado para que procurem o banco de coleta mais próximo e façam a doação. A cada bolsa doada podemos salvar até quatro vidas e precisamos da ajuda de cada indivíduo para continuar aquele que precisa ”, reforça a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

De acordo com Marli, a doação de sangue tem caído consideravelmente em tempos de pandemia.  

“Além das temperaturas baixas, que todos os anos já nos deixa com estoques em queda, ainda temos o agravante da pandemia. Pessoas que tiveram covid-19 ficam pelo menos 30 dias inaptas. As vacinas também têm um período de espera. Uma soma de fatores que nos afeta e prejudica o salvamento das pessoas que precisam ”, explica.

O Hemosul Coordenador fica localizado na Av.Fernando Correia da Costa, n ° 1304, Centro. O doador que deseja agendar a sua doação, pode ligar durante uma semana nos telefones: (67) 3312-1516 / 3312-1529 e (67) 99298-6316 whatsapp.  

Na atualização de quinta-feira (19) o estoque estratégico indicava os tipos sanguíneos O + e O- como baixo, A + e B + como mediano. Porém, o Hemosul reforça que todos os tipos de sangue são bem vindos.

Restrições

O paciente infectado com o vírus da Covid-19, em estágio leve da doença, deve aguardar no mínimo 30 dias após a alta médica para doar sangue.

O doente em caso moderado ou grave da doença, onde houve internação ou intubação, precisa passar por triagem no Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) para analisar quanto tempo deve aguardar para doar sangue.

O Hemosul explica  que o tempo de espera para casos graves de Covid-19 era de seis meses, mas a orientação alterada foi.

Pessoas que se vacinaram contra Covid-19 recentemente também devem aguardar para doar sangue. O objetivo é proteger o doador, o receptor ea qualidade do sangue.

De acordo com Hemosul, quem tomou a Pfizer-BioNTech ou AstraZeneca-Oxford-Fiocruz deve aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue.

Quem chamada um Coronavac-Sinovac-Butantan deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose.

As orientações são do Ministério da Saúde, Hemosul e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que precisa para doar sangue

  • Entre 16 e 69 anos
  • Ter 55kg ou mais
  • Não ter tomado vacinas recentemente
  • Estar bem alimentado
  • Não tomar certos medicamentos (consultar um médico)
  • Não possuir doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis e etc
  • Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano
fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.