Home / Destaques / Fumaça de queimada que esconde Campo Grande escancara riscos para saúde

Fumaça de queimada que esconde Campo Grande escancara riscos para saúde

O severo quadro climático deixa as vias respiratórias mais vulneráveis a pneumonia e doenças virais, como a covid-19

Outubro começa como terminou setembro: Campo Grande encoberta pela fumaça. (Foto: Henrique Kawaminami)

 

Sempre esperança de chuva em Campo Grande, a Primavera não trouxe o tão esperado refresco para o clima e a cidade, mais uma vez, amanhece nesta quinta-feira (dia primeiro) escondida em meio à fumaça. A cortina enevoada, resultante de queimadas locais e importadas, como a que chega do Pantanal, escancara riscos à saúde.

“A fumaça da queimada no Pantanal e de outras áreas carrega várias partículas tóxicas, as fuligens que são derivadas do carbono e que tem potencial prejudicial para a nossa respiração. A fumaça tóxica , com fuligem, junto com a ar seco, essa  estiagem prolongada. Todos são agressores para as nossas vias respiratórias e predispõe a ter doenças infecciosas”, afirma o presidente presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Mato Grosso do Sul e médico no HU (Hospital Universitário), Henrique Ferreira de Brito.

De acordo com o médico, o quadro climático deixa as vias respiratórias mais vulneráveis a pneumonia e doenças virais, como a própria covid-19.

Além de favorecer o aparecimento de doenças imunoalérgicas como asma, bronquite, rinite. “Doenças que podem ter quadro grave. Realmente é preocupante e tem efeito muito danoso. Traz muito prejuízo”.

No período de estiagem, aumenta em até 40% a procura por atendimento médico. Segundo o especialista, a receita para encarar essa Primavera de calor intenso é a hidratação.

A última chuva em Campo Grande caiu no dia 21 de setembro, depois de um mês de estiagem. Desde então, o Estado bate recordes de calor. Na Capital, a quarta-feira teve temperatura de 38,8ºC, mas com sensação térmica de 47ºC.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforça alerta para onda de calor para Campo Grande e outros 61 municípios com temperatura 5ºC acima da média. Também há aviso para baixa umidade relativa do ar para todos os municípios, variando de 12% a 20%.

 

 

fonte: campograndenews
Espalhe por ai:

Veja Também

Comércio ficará aberto até mais tarde a partir do dia 5 de dezembro

Horário será ampliado devido ao período de fim de ano, que costuma ser de maior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.