Home / Destaques / Governo do Estado decreta situação de emergência para cratera em Nova Andradina

Governo do Estado decreta situação de emergência para cratera em Nova Andradina

Cratera com 8 metros de profundidade e 20 de diâmetro se abriu na última semana em decorrência das chuvas

Governo do Estado decretou estado de emergência para cratera no município de Nova Andradina – Divulgação

 

 

Governo do Estado decretou estado de emergência nesta quarta-feira (16) para o município de Nova Andradina, em decorrência da cratera de oito metros de profundidade que se abriu na última semana (8) em um bairro na periferia do município.

Com a declaração, a prefeitura é dispensada de licitação para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos.

Pelo mesmo período, autoridades administrativas e os agentes de defesa civil recebem autorização para entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.

Além de poderem usar propriedade particular no caso de iminente perigo público. Se houver dano, o proprietário é assegurado com indenização posterior.

O município já havia decretado situação de emergência na semana passada. Por causa da erosão, duas casas ficaram comprometidas, com risco de desabamento, e o moradores tiveram de ser retirados.

Na época, o prefeito José Garcia disse que a estrutura que cedeu é antiga e a área já estava danificada há muito tempo, mas a situação só piorou por causa do clima dos últimos dias.

“Como houve uma chuva muito grande, rompeu as barreiras de proteção e abriu mais ainda a cratera”, relatou. O buraco aberto tem cerca de 8m de profundidade e 20m de diâmetro.

As famílias que residiam nas casas que ficaram na beirada da cratera já foram removidas do local, e ficarão sob aluguel social até poderem.

 

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Com valores entre R$ 10 e R$ 90, pedágio na rodovia MS-306 começará a ser cobrado em abril

Três praças de pedágio serão ativadas na rodovia no prazo de até dez dias   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.