Governo oficializa fim do toque de recolher e novas regras para eventos

Toque de recolher será extinto a partir de segunda-feira e eventos tem limitação de público conforme bandeira da cidade

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) oficializou, por meio de decreto publicdo nesta sexta-feira (20), medidas que flexibilizaram restrições impostas devido à pandemia de Covid-19 no Estado.

Foi oficializado o fim do toque de recolher, anunciado pelo secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, na última terça-feira (17).

A restrição de circulação continua vigente até às 5h de segunda-feira (23), quando a medida será extinta.

Ainda em decreto publicado no Diário Oficial, o governo também revogou artigos de decreto anterior que limitava o público de até 50 pessoas em eventos.

Isto porque nova determinação do Prosseguir já havia liberado a realização de eventos, mas com limitação de público variando de acordo com a classificação por cor de bandeira de cada cidade.

Conforme a nova publicação, ficam revogados o decreto que instituiu o toque de recolher e outro, que prorrogava a restrição.

A extinção do toque de recolher foi anunciada pelo governo do Estado , mas segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, os municípios tem autonomia para decidir se seguem a recomendação do governo ou não.

Campo Grande é uma das cidades que seguiu a recomendação e também publicou decreto que extingue o toque de recolher.

A decisão foi tomada em razão do avanço do processo de imunização em Mato Grosso do Sul, que contribui para a queda no número de casos confirmados, mortes, taxa de contágio e internações.

As fiscalizações continuarão sendo realizadas, pois o fim da restrição de horário não desobriga os estabelecimentos comerciais de cumprirem as demais medidas de biossegurança, como uso de máscara e distanciamento.

O decreto desta sexta-feira também traz alteração sobre a realização de eventos.

O artigo 1º afirma que ficam vedadas “a realização de eventos, reuniões e festividades em clubes, salões e centros esportivos e afins” que não observarem o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas presentes e as regras de biossegurança para o setor.

Entre as normas de biossegurança estão a lotação de acordo com cor de bandeira.

No dia 27 de julho, o governo liberou o funcionamento de todas as atividadesque ainda estavam proibidas, incluindo eventos, bingos e exposições.

O funcionamento, no entanto, deve seguir protocolos de biossegurança.

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.