Mato Grosso do Sul atinge recorde na exportação de carne suína

Setor espera que em 2021 o Estado aumente a participação nos embarques da proteína

Mato Grosso do Sul atinge recorde na exportação de carne suína – Foto: CNA

 

De janeiro a maio de 2021, Mato Grosso do Sul atingiu o recorde na exportação de carne suína in natura, que não passa por nenhum processo de industrialização.

O volume foi de 7,5 mil toneladas, representando um aumento de 107% se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Sistema Famasul, este é o maior volume registrado no intervalo de cinco meses.

Em receita, o aumento foi de 131%, totalizando U$ 13,3 milhões no faturamento.

Conforme a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira, a expectativa é que Mato Grosso do Sul aumente sua participação nos embarques da proteína até o final do ano.

“A China, assim como outros países da Ásia e da Europa, foram e continuam sendo impactados pela Peste Suína Africana. O cenário possibilita que o Brasil mantenha um bom ritmo nas vendas e permita assim, uma presença ainda maior do estado na comercialização deste produto”, avalia a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira.

O principal destino da carne suína sul-mato-grossense é Hong Kong, com 63% do volume, em seguida Cingapura ocupa a segunda posição no ranking dos clientes.

PRODUÇÃO

A produção de suínos para abate também apresentou aumento entre janeiro e maio deste ano.

O Estado produziu 1,05 milhão de cabeças, um número 6,89% maior em relação aos 985 mil animais abatidos em igual período de 2020.

“A alta mostra que, apesar do desafio com os custos de produção mais elevados, o suinocultor mantém o investimento e responde aos estímulos da demanda”, explica a economista.

Para o mês de maio, a referência do preço do suíno vivo em Mato Grosso do Sul foi de R$ 5,60 o quilo. Se comparado ao mês anterior a alta foi de 1,82%, já se comparado ao mesmo período do ano passado o aumento foi de 36,58%.

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.