Home / Destaques / Névoa seca após 1 mês sem chuva muda tons do sol em Campo Grande

Névoa seca após 1 mês sem chuva muda tons do sol em Campo Grande

Meteorologista explica que coloração está relacionada à difusão das cores do arco-íris; próximo ao meio-dia cor volta ao normal

Meteorologista explica coloração alaranjada do sol. (Foto: Kísie Ainoã)

 

Quem acordou cedo nos últimos dias observou o sol com uma coloração diferente logo nas primeiras horas. O tom alaranjado e a sensação de estar nublado, mesmo com o temposeco e sem chuva, está relacionada a seca, claro, mas também ao número de queimadas e a uma “tampa”, criada pela massa de ar seco e alta pressão.

A cor laranja indica a presença de névoa seca e poeira no ar. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, conforme o dia for passando, a cor volta ao normal. “Essa cor indica a presença de névoa seca e poeira no ar. A poeira difunde o marrom do pó. Em resumo, é a difusão das cores alaranjadas”.

A cor intensa que faz o sol parecer uma bola de fogo no céu, está relacionada também a difusão das cores. “O sol ao nascer está no mesmo ângulo de difusão das cores do arco-íris, menos o laranja. Assim que o sol sobe mais, a cor vai mudando para amarela. Quando for meio-dia fica branca”.

O meteorologista explica que a massa de ar seco tem alta pressão, que cria a “tampa” e impede o ar de circular, e só melhora com a chegada das chuvas. “Quando ocorrer muitos dias de estiagem, a massa aumenta de tamanho e vai esquentando. Com o tempo, poeira, areia e fumaça ficam dentro dessa tampa provocando névoa seca”.

Fica a dica – Com o tempo seco, é importante, então, redobrar cuidados com a pele e beber ainda mais água. A quantidade de água que deve ser ingerida por dia varia de pessoa para pessoa. Para saber o volume certo, basta multiplicar 35 ml pelo seu peso.

 

fonte: campograndenews
Espalhe por ai:

Veja Também

MS tem 406 pacientes internados com a covid e Saúde pede “medidas restritivas”

Durante live, titular da Secretaria Estadual de Saúde pediu a gestores municipais medidas como toque ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.