No dia mais frio do ano, MS tem geada e sensação térmica de -6ºC

As menores sensações térmicas foram registradas no municípios de Paranhos, Iguatemi, Sete Quedas e Itaquiraí

Céu das primeiras horas do dia visto da Avenida Afonso Pena em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

 

A madrugada desta quinta-feira (29), em Mato Grosso do Sul, a mais fria do ano, registrou temperaturas negativas em cidades do Sul do Estado. Na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na região de Paranhos, Iguatemi, Sete Quedas e Itaquiraí, a sensação térmica foi de -6°C na área rural.

Na fronteira com o Paraguai, em Ponta Porã, o dia amanheceu com sensação térmica de -2°C. A temperatura negativa causou geada e a vegetação ficou coberta de gelo na região. O frio permanece ao longo de toda a quinta-feira na cidade e a temperatura não passa de 13°C.

Também houve registro de geada em Dourados, Itaquiraí, Iguatemi, Ivinhema, Angélica, Sete Quedas, Três Lagoas, Naviraí, Paranhos, Rio Brilhante, Antônio João, Caarapó, Santa Rita do Pardo, Aral Moreira, Itaporã e Laguna Carapã.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, em alguns deste municípios houve geada negra, quando o gelo e a tempetarura abaixo de 2ºC matam a planta, mudando a coloração.

Amambai também registrou temperaturas abaixo de zero. Por lá, o dia começou com -1°C, com sensação ainda mais baixa. Em Rio Brilhante, os 3°C dão sensação de 0°C.

Os moradores da Capital do Estado também sentiram na pele as baixas temperatura. Com 4°C nas primeiras horas do dia, a sensação térmica em Campo Grande era de 1°C. A máxima na cidade será de 15°C e não há previsão de chuva.

A menor sensação térmica da madrugada foi registrada em Paranhos, com -3°C. Segundo o Inmet, os termômetros na cidade marcaram 1°C oficialmente. Iguatemi teve sensação de – 1°C, assim como Sete Quedas e Itaquiraí. A madrugada da região, no entanto, foi ainda mais gelada. A estação meteorológica do Instituto, que fica a 80 quilômetros de Iguatemi, marcou sensação de – 6 °C na área rural.

O frio intenso para hoje já era previsto pela meteorologia desde a semana passada. Nas últimas 24 horas, o Inmet ainda emitiu a alerta de geada para 30 municípios de Mato Grosso do Sul.

Ainda mais frio – Dados enviados pelo meteorologista Natálio Abrão, apontam números ainda mais baixos, sensação térmica de -5°C para Paranhos, -3° C em Itaquiraí, Dourados e Ivinhema. A medição da estação Uniderp/Anhanguera registraram -1 °C em Rio Brilhante, com sensação de -6°C. Segundo ele, esse é o dia mais frio do ano em Mato Grosso do Sul.

Área em amarela sobre parte de MS indica chance de geada até às 8h (Arte: Inmet)
Previsão – A quinta-feira promete ser gelada em Mato Grosso do Sul, que está sob alertas de onda de frio e também de geada até às 8h desta quinta-feira, atingindo os municípios da região leste, oeste e centro-sul.

A previsão para Campo Grande é sol entre poucas nuvens durante à tarde e temperatura máxima de 15ºC. O tempo seco continua e a umidade relativa do ar pode chegar a 20%.

Em Dourados, a temperatura não passa dos 17ºC, também com poucas nuvens e umidade do ar em baixa.

Em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, e em Três Lagoas, na região do Bolsão, os termômetros não passam dos 21ºC. Bem diferente do sul do Estado, as duas cidades amanheceram com temperaturas acima dos 10°C. Assim como Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul.

O alerta de tempo continua com a umidade do ar podendo chegar aos 10%.

(Colaborou Helio de Freitas, de Dourados)

 

 

fonte: campograndenews
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.