Home / Destaques / Postos de saúde em Campo Grande confirmam 64 casos de covid-19 por dia

Postos de saúde em Campo Grande confirmam 64 casos de covid-19 por dia

Unidades de atenção básica passaram a oferecer exames para pacientes sintomáticos na semana passada

Unidade Básica de Saúde do Bairro Nova Bahia, região norte de Campo Grande (Foto : Henrique Kawaminami/Arquivo)

Em sete dias de testes, as unidades básicas de Saúde de Campo Grande confirmaram 453 casos de novo coronavírus, número equivalente a 64 diagnósticos por dia.

As 71 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) passaram a ofertar testes rápidos para covid-19 no último dia 20. São submetidos a exames os paciente que manifestaram sintomas de gripe (febre, tosse seca, dor de garganta e dor no corpo) há, pelo menos, oito dias.

Segundo boletim da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), foram realizados até terça-feira (28) 2.987 testes rápidos nos postos até agora, com taxa de positividade em 15,2%. Ou seja, a cada 100 exames, 15 dão positivo para novo coronavírus.

A pasta alega que 67 dos casos confirmados já estão recuperados. Ao todo, 652 pessoas estão sob monitoramento das unidades, entre confirmados e suspeitos.

O teste rápido rastreia a presença de anticorpos para o Sars-CoV-2, ou seja, confirma casos em estágio mais avançado de infecção. Pacientes nos primeiros dias de sintoma devem procurar o exame RT-PCR, que capta o vírus no organismo e faz o diagnóstico precoce da doença.

Regiões – Na terça-feira (28), a maior parte dos testes foram realizados em unidades de saúde das regiões urbanas do Bandeira (124 exames) e Anhanduizinho (117), zonas sul e leste da cidade.

Imbirussu e Lagoa, na região oeste, responderam por 173 testes feitos. Prosa e Segredo, nas zonas norte e leste de Campo Grande, registraram 110 exames rápidos na terça-feira. A região central foi a com menos testes aplicados, apenas seis.

Recomendações – Conforme a Sesau, o paciente assintomático não deve ir ao posto de saúde para realizar o teste. Caso tenha tido contato com pessoas com sintomas de síndrome gripal, o indicado é ficar em isolamento.

Quando alguém da família testa positivo para covid-19,  os contatantes são orientados a ficarem em isolamento, com atestado de 14 dias para observação dos sintomas.Se houver piora, o indicado é procurar o serviço de saúde. Caso contrário, a Sesau orienta respeitar o isolamento em casa e retornar às atividades após 14 dias.

 

fonte: campograndenews
Espalhe por ai:

Veja Também

MS tem 406 pacientes internados com a covid e Saúde pede “medidas restritivas”

Durante live, titular da Secretaria Estadual de Saúde pediu a gestores municipais medidas como toque ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.