Home / Destaques / Rio Miranda transborda no Pantanal e água ameaça desvios na MS-184

Rio Miranda transborda no Pantanal e água ameaça desvios na MS-184

O volume de chuvas nas regiões sob influência dos rios Miranda e Aquidauana já reflete na planície pantaneira da Nhecolândia

Água já invade alguns trechos da Estrada Parque – Silvio Andrade

 

 

O volume de chuvas acumulado nos últimos meses nas regiões sob influência dos rios Miranda, Aquidauana e outros afluentes já reflete na planície pantaneira da Nhecolândia, em Corumbá, onde as águas começam a invadir a estrada de terra MS-184, conhecida como Estrada-Parque.

O transbordamento do Miranda, que recebe as águas do Aquidauana na localidade do Passo do Lontra, antes da ponte de concreto na MS-184, e as chuvas locais aumentaram a vazão pelos campos em direção ao Rio Paraguai, ameaçando os desvios em duas pontes queimadas no ano passado. Os desvios não tem tubulação e a água pode romper os aterros.

A Estrada-Parque, unidade de conservação formada pelas rodovias MS-184 e MS-228, foi uma das áreas mais castigadas pela seca e queimadas em 2020 no Pantanal. As lagoas secaram, muitos bichos, como jacarés e peixes, morreram agonizando. A situação agora é de uma pré-cheia antecipada, segundo os pantaneiros.

Leilão de gado

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Transportes) mantém equipes na região para restaurar os trechos dos desvios submersos, depositando material para aumentar a altura dos aterros.

Neste sábado ocorre o maior leilão de gado do Pantanal e a situação pode pior, deixando a estrada intransitável devido a formação de atoleiros e intenso tráfego de caminhões com animais. Os piores trechos estão localizados na entrada da MS-184, entre o entroncamento com a BR-262 e a ponte sobre o Rio Miranda, no Passo do Lontra.

 

 

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Prêmio de 40 milhões da Mega-Sena tem uma aposta vencedora

Uma única aposta acertou os seis números do concurso 2363 da Mega-Sena realizado neste sábado (17) ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.