Home / Destaques / Trigo puxa redução na estimativa de produção de grãos no Estado

Trigo puxa redução na estimativa de produção de grãos no Estado

Estudo divulgado pela Conab apontou queda de 0,43% na estimativa de produção total em Mato Grosso do Sul

 

Previsão na produção de trigo foi reduzida em 15,9 mil toneladas, conforme estudo (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou hoje o 11º levantamento da safra de grãos 2018/19. O estudo apontou redução de 0,43% na estimativa de produção total em Mato Grosso do Sul.

A previsão anterior, divulgada em julho, apontava para colheita de 18,907 milhões de toneladas de grãos – salto de 15,3% em relação aos 16,400 milhões da safra 2017/18.

Já o estudo revelado hoje projeta 18,825 milhões de toneladas, equivalentes a aumento de 14,8% no comparativo com a safra passada.

A queda na estimativa da produção no Estado é puxada pelo trigo, cuja previsão foi reduzida em 15,9 mil toneladas em 2019 – ou 27,2%. O levantamento de julho projetou 58,4 mil toneladas, enquanto o de agosto apontou para 42,5 mil toneladas. No comparativo com a safra de 2018, que colheu 61,6 mil toneladas, o recuo na produção do grão é de 31%.

O levantamento mostra ainda que a previsão de área plantada com trigo no Estado caiu de 28 mil hectares para 25 mil (10,7%). A produtividade passou de 2.085 para 1.700 quilos por hectare (18,46%).

A segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul também apresentou redução, de acordo com estimativa da Conab. O levantamento de julho mostrava 9,960 milhões de toneladas previstas para 2018/2019, ao passo que o estudo publicado hoje destaca 9,910 milhões – redução de 0,5%.

Nacional – Os dados presentes no 11º levantamento da safra de grãos 2018/19 apontam para colheita de 241,3 milhões de toneladas no Brasil este ano. O número representa crescimento de 6%, ou de 13,7 milhões de toneladas, se comparado à safra anterior.

A pesquisa acompanha as produções de caroço de algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale.

 

fonte: campograndenews
Espalhe por ai:

Veja Também

MS tem 406 pacientes internados com a covid e Saúde pede “medidas restritivas”

Durante live, titular da Secretaria Estadual de Saúde pediu a gestores municipais medidas como toque ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.