Home / Destaques / Última semana do verão será típica da estação em Mato Grosso do Sul

Última semana do verão será típica da estação em Mato Grosso do Sul

Previsão é de predomínio de sol e calor, com pancadas de chuva durante o dia

Previsão é de chuva para toda a semana no Estado – Foto: Arquivo

 

 

A última semana do verão, que termina no dia 20 de março, deve ser típica da estação em Mato Grosso do Sul, oscilando entre períodos de sol e pancadas de chuva.

De acordo com previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), desta segunda (15) até sexta-feira (19), deve haver aumento das áreas de instabilidade.

Dias devem ter períodos de céu nublado a parcialmente nublado, com grande volume de chuva e altas temperaturas.

Últimas notícias

As condições são típicas do verão, estação caracterizada por temperaturas elevadas, no solo e no ar, que favorecem as mudanças rápidas nas condições do tempo.

Pancadas de chuva rápidas e de forte intensidade são comuns durante o período, principalmente à tarde, associadas a trovoadas e rajadas de ventos.

Para esta semana, maiores volumes de chuva estão previstos para os municípios das regiões sudeste, centro e norte do Estado, onde são esperados até 100 milímetros acumulados.

No primeiro dia da semana, nesta segunda-feira (15), há três alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vigentes para todo o Estado, sendo dois de tempestades e um de chuvas intensas.

Conforme o Inmet, deve haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Por conta das condições climáticas, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Quando há previsão de tempestades, a Defesa Civil emite um alerta climático para os celulares cadastrados no sistema.

Quem desejar receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.

Apesar das chuvas, o calor continua predominando. No último sábado, nove cidades do Estado ficaram entre as 20 que registraram as maiores temperaturas do País, sendo Itaporã (37,1°C), Jardim e Rio Brilhante (36,6°C), Laguna Carapã (36,5°C), Nova Alvorada do Sul (36,4°C), Bonito (36,4°), Itaquiraí (36,3°), Bela Vista (36,1°C) e Iguatemi (36°C).

Em Campo Grande, temperaturas devem oscilar entre 20°C e 32°C durante a semana, com períodos de abertura de sol e pancadas de chuva.

As maiores temperaturas estão previstas para os municípios da região oeste. Corumbá pode registrar 37°, com mínima de 23°C.

A umidade relativa do ar fica entre 45% a 90% no Estado.

No sábado (20), começa o outono, que costuma ser marcado por pouca chuva, período de estiagem e declínio das temperaturas.

 

 

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Prêmio de 40 milhões da Mega-Sena tem uma aposta vencedora

Uma única aposta acertou os seis números do concurso 2363 da Mega-Sena realizado neste sábado (17) ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.