Um verão em meio ao inverno: fim de semana terá próxima próxima aos 40ºC

Umidade relativa do ar estabilizado em níveis baixíssimos em Mato Grosso do Sul

MS fim de semana terá próximo próximo aos 40ºC – Gerson Oliveira

 

A previsão para esta sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22) é de muito calor, elevadas elevadas, próximas aos 40ºC, e predomínio de sol em Mato Grosso do Sul, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

As temperaturas máximas devem variar entre 35ºC e 40ºC em grande parte do Mato Grosso do Sul neste fim de semana. O sol brilha forte em todo do Estado.

Uma massa de ar seco está sobre o Estado, impedindo a formação de nuvens ou frentes. Com isso, não há previsão de chuva para este fim de semana.

A umidade relativa do ar atual em níveis baixíssimos, com índices entre 15% e 35%. O ideal é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mato Grosso do Sul se assemelha ao clima desértico em plena estação de inverno. 

A baixíssima umidade relativa do a grande amplitude térmica, que é a diferença entre temperatura máxima e mínima, são características que comparam o clima sul-mato-grossense com o deserto.

O tempo seco, escassez de chuvas e baixíssima umidade relativa do Mato Grosso do Sul abre alerta para surgimento de doenças respiratórias.

O tempo seco favorece o surgimento de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripe e inflamação na garganta, de acordo com o enfermeiro e doutor em Infectologia, Everton Lemos.

Os sintomas das doenças citadas são muito parecidos com os da Covid-19, portanto, a população deve ficar alerta.

A melhor forma de distinguir doenças respiratórias do vírus da Covid-19 é fazendo a testagem.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco o cidadão deve:

  • Beber dois litros de água por dia
  • Evitar atividades físicas das 9h às 17h
  • Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
  • Evitar exposição solar
  • Hidratar a pele
  • Evitar ambientes fechados
  • Evitar uso de fogo
  • Usar roupas claras
  • Manter padrões dentro de casa

Inverno

A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Suas principais características são climas gelados, temperatura em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.

O inverno é uma estação de transição entre a primavera e o outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.  

Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.  

fonte: correiodoestado
Espalhe por ai:

Veja Também

Governo amplia vagas e destina R$ 3,8 milhões para atletas e técnicos de MS

Número de vagas aumentou 45%, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira   ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.